História e Bíblia

UMA PONTE PARA O CONHECIMENTO

Translate

Total de visualizações de página

SEJA UM SEGUIDOR


Olá, seja bem vindo ao blog HISTÓRIA E BÍBLIA! Gostária de convidá-lo a
ser um seguidor. Basta clicar em seguir ao lado e seguir as orientações.
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A Cruz de Giz

Doutrina radical soldados bloqueiam a entrada de loja judaica com cartazes anti-semitas

O poema abaixo, escrito por Bertolt Brecht, retrata a vida na sociedade alemã durante o regime nazista. A SA (Sturm Abteilungen, Seções de Assalto), era uma milícia nazista que fazia uso de violência, tortura e assassinatos para intimidar os opositores do nazismo.
Pelo poema podemos refletir como as pessoas viviam durante o governo de Adolf Hitler.




Perseguição implacável opositores do nazismo foram enviados a campos de concentração em 1933

DOCUMENTO

A Cruz de Giz -
Bertolt Brecht

Eu sou uma criada. Eu tive um romance

Com um homem que era da SA.
Um dia, antes de ir
Ele me mostrou, sorrindo, como fazem
Para pegar os insatisfeitos.
Com um giz tirado do bolso do casaco
Ele fez uma pequena cruz na palma da mão.
Ele contou que assim, e vestido à paisana
anda pelas repartições do trabalho
Onde os empregados fazem fila e xingam
E xinga junto com eles, e fazendo isso
Em sinal de aprovação e solidariedade
Dá um tapinha nas costas do homem que xinga
E este, marcado com a cruz branca
ë apanhado pela SA. Nós rimos com isso.
Andei com ele um ano, então descobri
Que ele havia retirado dinheiro
Da minha caderneta de poupança.
Havia dito que a guardaria para mim
Pois os tempos eram incertos.
Quando lhe tomei satisfações, ele jurou
Que suas intenções eram honestas. Dizendo isso
Pôs a mão em meu ombro para me acalmar.
Eu corri, aterrorizada. Em casa
Olhei minhas costas no espelho, para ver
Se não havia uma cruz branca.


Bertolt Brecht foi escritor e diretor do teatro alemão (1898-1956).




A 'Noite dos Cristais', em 1938 1.574 sinagogas foram incendiadas ou danificadas




0 comentários: