História e Bíblia

UMA PONTE PARA O CONHECIMENTO

Translate

Total de visualizações de página

SEJA UM SEGUIDOR


Olá, seja bem vindo ao blog HISTÓRIA E BÍBLIA! Gostária de convidá-lo a
ser um seguidor. Basta clicar em seguir ao lado e seguir as orientações.
quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A vida nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial






















Trincheiras da Primeira Guerra


A Primeira Guerra Mundial, que ocorreu entre 1914 e 1918, ficou conhecida como a guerra das trincheiras. Abaixo temos um relato de alguém que participou das batalhas da Primeira Grande Guerra, e conta como era a vida nas trincheiras:



DOCUMENTO

“O campo de batalha é terrível. Há um cheiro azedo, pesado e penetrante de cadáveres. Homens que foram mortos no último outubro estão afundando no pântano e nos campos de nabo em crescimento. As pernas de um soldado inglês, ainda envoltas em polainas, irrompem de uma trincheira, o corpo está empilhado com outros; um soldado apóia o seu rifle sobre eles. Um pequeno veio de água corre através da trincheira, e todo mundo usa a água para beber e se lavar; é a única água disponível. Ninguém se importa com o inglês pálido que apodrece alguns passos adiante. No cemitério de Langermark, os restos de uma matança foram empilhados e os mortos ficaram acima do nível do chão. As bombas alemãs, caindo sobre o cemitério, provocaram uma horrível ressurreição. Num determinado momento, eu vi 22 cavalos mortos, ainda com os arreios. Gado e porcos jaziam em cima, meio apodrecidos. Avenidas rasgadas no solo. Inúmeras crateras nas estradas e nos campos.”


(Rudolf Binding. Um fatalista na guerra. (Rudolf serviu numa das divisões da Jungdeutschland.)


As imagens abaixo são de Otto Dix (1891 – 1969), que participou da 1ª Guerra Mundial, e em suas obras expressou os horrores das trincheiras:







0 comentários: