Pérgamo
"De acordo com João, os cristãos de Pérgamo moravam onde 'está o trono de Satanás'. Ele advertiu que seriam tragados nesta cidade mundana (Apocalipse 2.12-17). Capital da província romana da Ásia, Pérgamo tinha magníficas estátuas de Zeus, Dionísio, e de Atena. Os cristãos ali sofreram, mas no ano de 312 d.C. Constantino tornou-se imperador de Roma e ordenou que se pusessem fim à perseguição. Mais tarde ele professou o Cristianismo e começou a fundir a igreja ao Estado. Pergamo tornou-se importante centro cristão. Atacado pelos árabes no ano 716-717 d.C., Pérgamo perdeu o seu poder político. Aos poucos caiu em ruína e é agora uma desolação."
( PACKER, James. TENNEY, Merrill. WHITE, William. O Mundo do Novo Testamento. Editora Vida. 2001. São Paulo, Brasil.)
O Altar de Pérgamo é uma magnífica estrutura dedicada a Zeus, originalmente construída no século II a.C. na cidade grega de Pérgamo (atual Bergama, na Turquia).
Em Pérgamo havia uma acrópole de uns
Em Pérgamo também se adorava Asclépio, deus-serpente da cura, e tinha um famoso colégio de sacertodes-médicos. É desse deus da mitologia grega que vem o símbolo da medicina.
Apesar do envolvimento místico, a escola de medicina de Pérgamo contribuiu para o desenvolvimento da medicina. O grande exemplo talvez seja Cláudio Galeno (viveu entre 131 d.C – 201 d.C.), médico formado
A cidade abrigou uma famosa biblioteca. É do nome da famosa cidade que vem o nome pergaminho, que é o nome dado a uma pele de animal, geralmente de cabra, carneiro, cordeiro ou ovelha, preparada para nela se escrever.
0 comentários:
Postar um comentário