História e Bíblia

UMA PONTE PARA O CONHECIMENTO

Translate

Total de visualizações de página

SEJA UM SEGUIDOR


Olá, seja bem vindo ao blog HISTÓRIA E BÍBLIA! Gostária de convidá-lo a
ser um seguidor. Basta clicar em seguir ao lado e seguir as orientações.
terça-feira, 24 de novembro de 2009

O Destino das Sete Igrejas – Pérgamo

Pérgamo


"De acordo com João, os cristãos de Pérgamo moravam onde 'está o trono de Satanás'. Ele advertiu que seriam tragados nesta cidade mundana (Apocalipse 2.12-17). Capital da província romana da Ásia, Pérgamo tinha magníficas estátuas de Zeus, Dionísio, e de Atena. Os cristãos ali sofreram, mas no ano de 312 d.C. Constantino tornou-se imperador de Roma e ordenou que se pusessem fim à perseguição. Mais tarde ele professou o Cristianismo e começou a fundir a igreja ao Estado. Pergamo tornou-se importante centro cristão. Atacado pelos árabes no ano 716-717 d.C., Pérgamo perdeu o seu poder político. Aos poucos caiu em ruína e é agora uma desolação."


( PACKER, James. TENNEY, Merrill. WHITE, William. O Mundo do Novo Testamento. Editora Vida. 2001. São Paulo, Brasil.)



O Altar de Pérgamo é uma magnífica estrutura dedicada a Zeus, originalmente construída no século II a.C. na cidade grega de Pérgamo (atual Bergama, na Turquia).



Em Pérgamo havia uma acrópole de uns 300 metros de altura e no topo um templo dedicado a Zeus.
















Em Pérgamo também se adorava Asclépio, deus-serpente da cura, e tinha um famoso colégio de sacertodes-médicos. É desse deus da mitologia grega que vem o símbolo da medicina.







Apesar do envolvimento místico, a escola de medicina de Pérgamo contribuiu para o desenvolvimento da medicina. O grande exemplo talvez seja Cláudio Galeno (viveu entre 131 d.C – 201 d.C.), médico formado em Pergamo. Ele se tornou médico do imperador romano Marco Aurélio. Seus discursos sobre medicina eram apresentados em teatros. Segundo a Wikipedia: “Por volta de 170, Galeno realizou uma experiência que iria mudar o curso da medicina: demonstrou pela primeira vez que as artérias conduzem sangue e não ar, como até então se acreditava. No campo da anatomia, Galeno distinguiu os ossos com e sem cavidade medular. Descreveu a caixa craniana e o sistema muscular. Pesquisou os nervos do crânio e reconheceu os raquidianos, os cervicais, os recorrentes e uma parte do sistema simpático. Galeno também foi o primeiro a demonstrar (baseado em experiências) que o rim é um órgão excretor de urina. Farmacologia também interessava Galeno”.



A cidade abrigou uma famosa biblioteca. É do nome da famosa cidade que vem o nome pergaminho, que é o nome dado a uma pele de animal, geralmente de cabra, carneiro, cordeiro ou ovelha, preparada para nela se escrever.


Um dos pergaminhos dos manuscritos do Mar Morto, encontrado em 1947, mas que foram escritos entre o séculos I e III d.C.


0 comentários: