História e Bíblia

UMA PONTE PARA O CONHECIMENTO

Translate

Total de visualizações de página

SEJA UM SEGUIDOR


Olá, seja bem vindo ao blog HISTÓRIA E BÍBLIA! Gostária de convidá-lo a
ser um seguidor. Basta clicar em seguir ao lado e seguir as orientações.
sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O Destino das Sete Igrejas – Tiatira

Akhisar (antiga Tiatira)


Tiatira

“Quando João escreveu à igreja em Tiatira (Apocalipse 2.18-29), ele advertiu sobre a adoração de ídolos. Não havia importantes estátuas de deuses na cidade, mas associações comerciais promoviam a idolatria e excessiva bebedeira. Os árabes e os turcos repetidamente atacaram Tiatira através dos anos, mas depois de cada ataque a cidade era reconstruída. Pelo fato de as novas estruturas serem erigidas sobre as ruínas, é difícil traçar a história da cidade. Hoje ela pertence à Turquia; seu nome é Akhisar, e tem 50.000 habitantes, com pouca evidência de seu caráter na era apostólica.”
( PACKER, James. TENNEY, Merrill. WHITE, William. O Mundo do Novo Testamento. Editora Vida. 2001. São Paulo, Brasil.)

“A cidade merece algum destaque por causa das suas corporações de comércio [...] essas corporações promoviam almoços que provavelmente eram dedicados a algum deus pagão, é deste lado que os cristãos tiveram problemas em Tiatira. Seria quase impossível alguém trabalhar em comércio ou indústria nesta cidade sem estar filiado à corporação correspondente, e é claro que surgiu a pergunta se os cristãos podem participar destes almoços. [...] A questão se complicava porque muitas vezes estas festas terminavam em licenciosidade desenfreada.”
(LADD, George. Apocalipse. Editora Vida Nova. 1999. São Paulo. SP, Brasil)

Por isso temos o seguinte trecho da carta à Tiatira:

“Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.” (Apocalipse 2.20)

0 comentários: