História e Bíblia

UMA PONTE PARA O CONHECIMENTO

Translate

Follow by Email

Total de visualizações de página

SEJA UM SEGUIDOR


Olá, seja bem vindo ao blog HISTÓRIA E BÍBLIA! Gostária de convidá-lo a
ser um seguidor. Basta clicar em seguir ao lado e seguir as orientações.
terça-feira, 15 de junho de 2010

Eu tenho um sonho

Martin Luther King diante do Memorial Lincoln, em 28 de agosto de 1963, discursa o famoso sermão “Eu Tenho Um Sonho”




Abaixo temos um trecho do famoso discurso de Martin Luther King “Eu tenho um sonho”.


Eu tenho um sonho


"Voltem para o Mississipi, voltem para o Alabama, voltem para a Geórgia, voltem para a Louisiana, voltem para as favelas e guetos de nossas cidades do norte sabendo que, de alguma forma, esta situação pode e vai ser mudada. Não nos arrastemos pelo vale do desespero. Digo hoje a vocês, meus amigos, que apesar das dificuldades e frustrações do momento, ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano. Eu tenho um sonho de que um dia esta nação vai se levantar e viver o verdadeiro significado de sua crença: 'Consideramos essas verdades auto-evidentes: que todos os homens são criados iguais'. Eu tenho um sonho de que um dia, nas montanhas da Geórgia, os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos donos de escravos serão capazes de sentarem-se juntos à mesa da fraternidade. Eu tenho um sonho de que meus quatro filhos um dia viverão numa nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter (...). Quando permitirmos que a liberdade ecoe, quando permitirmos que ela ecoe em cada vila e cada aldeia, em cada estado e cada cidade, seremos capazes de avançar rumo ao dia em que todos os filhos de Deus, negros e brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão dar as mãos e cantar as palavras da velha cantiga negra, 'Enfim livres! Enfim livres! Graças a Deus Todo-Poderoso, enfim estamos livres!'."


(Eu Tenho Um Sonho, Washington, 28 de agosto de 1963)



***



Algo a se penar


Gostaria de destacar o trecho em que Luther King afirma “Eu tenho um sonho de que um dia esta nação vai se levantar e viver o verdadeiro significado de sua crença

Trazendo essa verdade para o nosso contexto nos cabe a reflexão: será que vivemos na pratica aquilo que professamos?!

Somos uma nação que se diz cristã (seja católica ou evangélica). O número de evangélico cresce mais e mais. Em tese a bíblia deveria ser nosso livro de cabeceira. Mas será que vivemos o verdadeiro significado de nossa crença? A vida de Jesus tem sido reproduzida por nós? O Evangelho está muito além do que tem sido pregado pelas igrejas midiáticas (de uso de televisão e rádio especialmente). O evangelho apresenta o plano de Deus para salvação do homem por completo, de vida espiritual e de sua vida social. Destaco aqui os evangélicos, pois estes se intitulam os verdadeiros cumpridores do Evangelho. Mas até que ponto o evangelho que está escrito tem sido reproduzido pelas vidas dos que se dizem evangélico?


Sem deixar de lado a esperança de que há um poder transformador nas sagradas letras, tomo coro com o pastor batista Luther King e repito:


“Eu tenho um sonho de que um dia esta nação vai se levantar e viver o verdadeiro significado de sua crença


Alexandre LM Brandão.




0 comentários: