História e Bíblia

UMA PONTE PARA O CONHECIMENTO

Translate

Total de visualizações de página

SEJA UM SEGUIDOR


Olá, seja bem vindo ao blog HISTÓRIA E BÍBLIA! Gostária de convidá-lo a
ser um seguidor. Basta clicar em seguir ao lado e seguir as orientações.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Morte dos Apóstolos – Parte 1

Martírio dos Apóstolos – Parte 1


Como morreu o apóstolo André.


“Diz a tradição que André viveu seus últimos dias na Cítia, ao norte do mar Negro. Mas um livrete intitulado Atos de André (provavelmente escrito por volta de 260 d.C) diz que ele pregou primariamente na Macedônia e foi martirizado em Patras.

Diz a tradição que André foi crucificado numa cruz em forma de X, símbolo religioso conhecido como Cruz de Santo André. Acredita-se que ele foi crucificado no dia 30 de novembro, de modo que a igreja Católica Romana e a igreja Grega Ortodoxa observam sua festa nesta data” (1)



Santo André, com sua cruz em forma de X, e São Francisco, em quadro de El Greco, 1604.



Como morreu o apóstolo Bartolomeu (Natanael).


Falta-nos informação sobre a identidade do apóstolo chamado Bartolomeu. Ele só é mencionado na lista dos apóstolos. Além do mais, enquanto os evangelhos sinóticos concordam que seu nome era Bartolomeu, João o dá como Natanael (Jo 1: 45). Crêem alguns estudiosos que Bartolomeu era o sobrenome de Natanael.


A palavra bar significa ‘filho’, por isso o nome Bartolomeu significa, literalmente, ‘filho de Talmai’ [...] Alguns eruditos acham que Bartolomeu estava ligado com os ptolomaicos, a família governante do Egito; essa teoria baseia-se na declaração de Jerônimo de que Bartolomeu era o único apóstolo de nascimento nobre.

Diz a tradição que Natanael serviu como missionário na Índia. O venerável Beda disse que Natanael foi decapitado pelo rei Astríagis. Outras tradições dizem que Natanael foi crucificado de cabeça para baixo”. (1)


Bartolomeu “Pregou em vários países e, ao traduzir o Evangelho de Mateus para um dos idiomas da Índia, propagou-o neste país. Por último, foi cruelmente açoitado e crucificado pelos conturbados idólatras” (2)


Como morreu o apóstolo Tiago, Filho de Alfeu


Os Evangelhos fazem apenas referências passageiras a Tiago, filho de Alfeu (Mateus 10:3; Marcos 318; Lucas 6:15). Muitos estudiosos crêem que Tiago era irmão de Mateus, visto a Bíblia dizer que o pai de Mateus também se chamava Alfeu (Marcos 2:14).

Alguns comentaristas da Bíblia teorizam que este discípulo trazia uma estreita semelhança física com Jesus, o que poderia explicar por que Judas Iscariotes teve de identificar Jesus na noite em que foi traído (Marcos 14:43-45; Lucas 22:47-48).


Dizem as lendas que este Tiago pregou na Pérsia e aí foi crucificado. Mas não temos informações concretas acerca de seu ministério posterior e morte. (1).


(1) PACKER, James. TENNEY, Merrill. WHITE, William. O Mundo do Novo Testamento. Editora Vida. 2001. São Paulo, Brasil.


(2) FOX, John. O livro dos Mártires. Editora CPAD. 2001. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.





0 comentários: